quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Punição para o crime de tortura em debate na Universidade

FONTE: http://www.ufpe.br/

Punição para o crime de tortura em debate na Universidade

05/11/2008

No mesmo ano em que se comemoram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e os 20 anos da Constituição Federal brasileira, acontecerá, no auditório do Centro Ciências Sociais Aplicadas da UFPE, o Seminário “Ética, Democracia e Direitos Humanos: Crítica Histórica e Transformação do Real”. O evento, que será realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, contará com a participação do procurador da República Marlon Weichert, autor da ação contra o Coronel Brilhante Ustra, símbolo da violência da ditadura militar (1964-85).

Para os organizadores do evento, Marco Mondaini e Alexandra Mustafá, professores da UFPE, os pontos centrais do evento serão a discussão das contradições existentes entre aquilo que foi prometido no âmbito legal e o que foi realizado no campo da realidade social; as múltiplas dimensões contemporâneas que apontam para a construção de uma sociedade marcada pela garantia dos direitos civis, políticos e sociais; além da enorme gama de novos direitos que vêm se constituindo nas últimas décadas.

O encontro contará também com a participação da coordenadora da Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos, Suzana Lisboa, do Cientista Político Michel Zaidan e do coordenador de formação do Movimento Nacional dos Direitos Humanos, Paulo César Carbonari. Ao todo serão sete mesas com 13 palestrantes de todo país, além de um debate com líderes dos movimentos de luta pelos direitos humanos em Pernambuco. Haverá ainda exposição fotográfica, lançamento de livros, exibição de filme, peça teatral e recital de poesia.

Inscrições antecipadas pelo site:
www.cresspe.org.br.

Mais informações
chico_lf@hotmail.com

Nenhum comentário: