terça-feira, 4 de novembro de 2008

Reedição do livro nMovimento estudantil: a UNE na resistência ao golpe de 1964



Amigos e colegas, O livro de minha autoria, Movimento estudantil: a UNE na resistência ao golpe de 1964, acaba de receber nova edição, pela editora Alínea. Acrescentei um novo Prefácio, atualizei referências bibliográficas temáticas e um Posfácio. Verifiquem em: http://www.atomoealinea.com.br/ Abraços a todos. JL Sanfelice.





..: Loja Virtual
..:
Educação

Movimento Estudantil: A UNE na resistência ao golpe de 1964
José Luís Sanfelice
Editora Alínea ISBN 978-85-7516-288-01ª edição - outubro/2008210 pag. 140 x 210 mm

AUTOR(ES)
Preço capa:
R$ 28,00
Com desconto:
R$ 22,40

COMPRAR
sinopse :..
É, certamente, vasta a literatura sobre os emblemáticos movimentos de 1968. Também é ampla a bibliografia sobre o movimento estudantil, no interior da qual, a história da UNE vai, gradativamente, desvelando os fatos ocorridos com infinitas versões e possibilidades explicativas.
Do emaranhado dessa produção, a obra de José Luís Sanfelice, Movimento Estudantil - a UNE na Resistência ao Golpe de 64, é literatura obrigatória, sendo considerada, desde a sua publicação em 1986, um exame crítico da produção teórica da UNE na década de 1960. Evaldo Vieira, na Apresenta...


Sinopse completa

É, certamente, vasta a literatura sobre os emblemáticos movimentos de 1968. Também é ampla a bibliografia sobre o movimento estudantil, no interior da qual, a história da UNE vai, gradativamente, desvelando os fatos ocorridos com infinitas versões e possibilidades explicativas.
Do emaranhado dessa produção, a obra de José Luís Sanfelice, Movimento Estudantil - a UNE na Resistência ao Golpe de 64, é literatura obrigatória, sendo considerada, desde a sua publicação em 1986, um exame crítico da produção teórica da UNE na década de 1960. Evaldo Vieira, na Apresentação da obra, expressa isso e afirma que a obra percorre criticamente
"o céu e o inferno das ideologias estudantis, concentradas na UNE e enraizadas no contraditório desenvolvimento histórico do Brasil.
O livro atenta principalmente para a UNE perante o Movimento de 1964. Mostra seus momentos de reação, de radicalização e de confrontação com o autoritarismo instituído. De um lado, predomina ao longo das páginas do estudo a resistência teórica e prática ao Golpe de Estado de 1964. De outro, estabelecem-se os contornos da consciência social dos estudantes, presentes na UNE".
Para além de mais um livro dentre outros, a iniciativa em publicá-lo novamente decorre do entendimento de que ele se tornou uma referência obrigatória a pesquisadores, professores e militantes que querem entender, melhor e mais contextualizadamente, a produção teórica da UNE e os embates nos quais esta emblemática instituição esteve envolvida.
José Claudinei Lombardi

Nenhum comentário: